Ao completar três anos de operação, mudanças visam uma ação mais estratégica nas atividades de inovação
Em julho de 2024 o Cocriagro completou três anos nos quais já conectou diretamente 200 pessoas interessadas em inovar no agro. Porém, nesse período surgiu a necessidade de atuar na gestão da inovação de empresas e cooperativas parceiras com metodologia própria e baseada na ISO 56002. Para tanto, o hub mudou seu quadro societário com a entrada de Fábio Mello, head de agro e Jorge Carvalho, head de estratégia e gestão, além de George Hirawia, que se mantém como head de relacionamento e Tatiana Fiuza, que passa a ser CEO do Cocriago. Com essa configuração, Tatiana passa a ser a primeira mulher à frente de um hub de inovação do agro.
O ecossistema do Cocriagro é composto por multinacionais, cooperativas, empresas de tecnologia, startups, institutos de ciência e tecnologia e produtores. “Temos cases em inovação aberta e fomos reconhecidos no ano passado pelo Radar Agtech entre os quatro maiores hubs de inovação agro do Brasil. Nessa caminhada, em se tratando da inovação corporativa aprendemos que o tema ainda não é prioridade, e que é descartado em anos mais negativos”, explica Tatiana.
Outro fato apontado como propulsor de mudanças é que quando se fala em startups para atender o setor do agro, a maior parte é focada no produtor com poucas soluções para atender o restante da cadeia. “Constatamos que muitos modelos de inovação aberta precisam ser revistos para que de fato gerem resultados. Nossa mudança central está na criação de jornadas de inovação customizadas. O objetivo é que as conexões com as startups sejam efetivas. Até porque hoje tem até robô que busca startups, mas uma jornada criada para a empresa, com o olhar no seu mercado e foco no resultado, poucos possuem. Queremos atuar nesse ponto”, orienta a CEO.
Novos sócios
Fábio Melo é formado em agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pós-graduado em gestão e análise ambiental na Unopar e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Com mais de 22 anos de experiência no setor do agronegócio, já atuou como consultor em diversos projetos em parceria com grandes empresas, hoje é o CEO e fundador da BRID Soluções. “Fazer parte desse ecossistema de inovação e a conexão com as startups é um privilégio. Queremos fazer a diferença para o setor do agronegócio e ajudar nossos clientes a se tornarem mais inovadores e competitivos.”
Jorge Carvalho é administrador de empresas, com MBA em Gestão Estratégica pela FGV, com especialização em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos pela UEL e em Dinâmica e Formação de Grupos pela SBDG.
É conselheiro, mentor e consultor em diversas empresas, por meio das consultorias Base Organizacional e BRID Soluções, das quais é sócio e head de projetos. Possui experiência de cerca de 20 anos, com mais de 500 empresas atendidas em projetos de gestão baseados em dados e inteligência nas áreas de estratégia, vendas e finanças. Para Carvalho, é fundamental que as empresas reconheçam a inovação como vital, crucial e estratégica.
Cocriagro
O Cocriagro é um hub de inovação localizado em Londrina (PR). Atua fortemente na promoção da inovação aberta entre startups, institutos de pesquisa, cooperativas e empresas do agro.
Em seu portfólio há 58 startups conectadas de todas as regiões do Brasil. Juntos, os parceiros Cocriagro somam mais de 13 mil produtores e suas startups e pesquisadores podem se conectar com cooperativas, agroindústrias, outros ecossistemas de inovação e grandes players do agronegócio.
Comentários
Postar um comentário