Fenasoja e LS Tractor juntas celebram os 100 anos da cultura no país

 

divulgação

Evento acontece em Santa Rosa, RS

            A história da soja no Brasil começou há um século, em 1924, quando as primeiras sementes foram trazidas e cultivadas no país. Mas foi nos anos 70 que a produção da soja teve importante impulso e se consolidou como a principal cultura do agronegócio nacional, passando de 1.500.000 toneladas para mais de 15 milhões de toneladas, em 1979. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de soja, com 12,66 milhões de hectares cultivados e uma produção que ultrapassa as 147 milhões de toneladas, nesta safra passada.

         Em novembro deste ano, em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, durante a Fenasoja, será comemorada a data histórica dos 100 anos da chegada da soja no Brasil, trazido pelo pastor Albert Lehenbauer. A ideia é transformar o evento num marco para celebrar o legado da soja, desde sua chegada até seu papel transformador na economia, na agronomia e no aspecto social do País. “A soja é muito mais que um produto agrícola: ela simboliza a inovação, a resiliência e a capacidade do Brasil de se reinventar e crescer de forma sustentável”, afirma o presidente da Fenasoja 2024, Dário Jr. Germano.

         Consciente da importância desta data para a história da agricultura brasileira, a LS Tractor, fabricante sul coreana de tratores, já programou a sua participação nesta edição histórica da Fenasoja que acontece entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, em Santa Rosa, no noroeste gaúcho. Em parceria com a concessionária Coletto, estará expondo seus principais produtos, como a série Plus de 80, 90 e 100, cv, cujos modelos possuem as mais altas tecnologias, com a vantagem de saírem de fábrica.

         Conforme o diretor proprietário da concessionária, Irineu Coletto, os modelos Plus têm agradado os produtores pela capacidade do levante hidráulico, o motor turbinado de fábrica, o sistema Vigia de proteção de motor e a opção de reversão frente e ré sem necessitar usar a embreagem. “Além, é claro, da economia de combustível que é muito significativa”, saliente ele. O gerente de marketing da LS Tractor, Astor Kilpp, ressalta que a empresa não poderia deixar de participar num evento como este. “A soja tem um significado muito mais amplo que o simples plantar e colher de uma cultura. Ela permitiu a mudança de perfil do agronegócio brasileiro como um todo. Ela provocou a abertura de novas fronteiras agrícolas, o surgimento e fortalecimento de centros de pesquisas, de novos negócios, o desenvolvimento de uma agricultura tropical. Então é preciso celebrar sim e nós, como empresa que estamos inseridos neste contexto, nos sentimos no dever de participar desta comemoração com o que de melhor temos”, finaliza. 

 

      

A empresa - Fabricante de tratores com origem na Coréia do Sul, a LS Tractor, empresa do Grupo LS Mtron, 13º maior grupo empresarial do país asiático, e que tem sua origem no grupo eletroeletrônico LG, é uma empresa que está presente, nos cinco continentes com fábricas e escritórios. Anualmente fabrica cerca de 50 mil tratores.  Nas suas principais unidades fabris produz seis séries de tratores que vão de 25 a 145 cv, para atuar em mercados como da hortifruticultura, café, pecuária, lavouras de grãos, entre outros.

 

Comentários