Parceria Brasil-China para mecanização da Agricultura Familiar terá jornada a partir desta quinta (25)

 

Foto: Ascom/Sedraf-RN

Estado recebeu lote com 29 máquinas agrícolas de pequeno porte, que serão testadas por 150 famílias do município de Apodi (RN), na região Oeste; iniciativa é articulada pelo Consórcio Nordeste.

      Com objetivo de potencializar a produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), realizará a partir desta quinta-feira (25), até o dia 03 de fevereiro, uma jornada de eventos para celebrar a Parceria Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar. A iniciativa, articulada pela Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), no âmbito do Consórcio Nordeste, representa a transição entre um modo de produção rudimentar e um novo modo de produção tecnificado. 

A jornada contará com a presença da comitiva chinesa, delegações do Governo Federal, em especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), dos governos dos estados nordestinos, das universidades públicas e institutos federais, dos sindicatos rurais e imprensa. A governadora Fátima Bezerra, que no final do mês toma posse como presidenta do Consórcio Nordeste, e o titular da Sedraf, secretário Alexandre Lima, coordenam a Câmara Temática desde o ano de 2021, fato que norteou a definição do RN para sediar o lançamento desta importante missão de cooperação com a China.

O movimento, articulado pelo Consórcio Nordeste e executado no Rio Grande do Norte pelo Governo, por meio da Sedraf-RN, tem cooperação com a Universidade Agrícola da China (CAU), o Instituto Internacional de Inovação de Equipamentos Agrícolas e Agricultura Inteligente (IIIEAAE), a Associação Internacional para a Cooperação Popular (IAPC/BAOBAB) e a Associação dos Fabricantes de Maquinaria Agrícola da China (CAAM).

Também integram a missão, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e órgãos vinculados, Conab, Incra e escritório regional do RN; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros movimentos sociais como a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), além das federações Fetarn e Fetraf; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern); Cooperativa da Agricultura Familiar Xique Xique; IFRN (Campus Natal e Apodi); Prefeitura Municipal de Apodi; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi (STTR), bem como as empresas Zhejiang Sifang Group Corporation - Zhejiang Sifang; Debont Corp – Debont; Chongqing Shineray Agricultural Machinery Co. Ltd. – Shineray; Zoomlion Agriculture Machinery Co. Ltd. – Zoomlion; Guangxi Hepu Huili Machinery Co. Ltd. – Huili; e Hebei Yihang Amperex Technology Limited – Yihang. 

Foto: Ascom/Sedraf-RN

SOBRE A PARCERIA BRASIL-CHINA: 

A iniciativa é fruto de um memorando de entendimentos firmado entre o Consórcio Nordeste, a Universidade Agrícola da China (CAU) e outros entes, como o Instituto Internacional Para Cooperação Popular (IPAC – BAOBAB), e visa potencializar a produção de alimentos saudáveis na região Nordeste por meio da mecanização agrícola adaptada à realidade da agricultura familiar.

A programação desta etapa da Parceria Brasil-China está prevista para o período de 25 de janeiro a 03 de fevereiro de 2024, com seminários, formações para uso das máquinas e lançamento do campo de testagem, no município de Apodi (RN). 

O estado potiguar recebeu um lote com 29 máquinas, doadas pelos fabricantes chineses, que serão testadas pelo período mínimo de um ano, por cerca de 150 famílias do Oeste, onde se concentra boa parte dos cerca de 50 mil empreendimentos agrícolas familiares do RN. 

A mecanização da agricultura familiar vai ajudar a fixar a família agricultora no campo, além de possibilitar a inserção de mulheres e jovens no trabalho laboral. 

A cooperação com a China visa superar o baixo índice de mecanização agrícola na agricultura familiar, especialmente do Nordeste, onde, segundo o IBGE (2017), somente 2,3% da agricultura familiar possui mecanização; 0,5% das propriedades nordestinas possuem algum tipo de equipamento para semear e só 0,2% utilizam algum tipo de equipamento para colher o que produzem.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA JORNADA: 

• 25 e 26/01 – Manhã e tarde - STTR Apodi- Seminário Mulheres Rurais e Máquinas Agrícolas: Produção e Reprodução Para o Bem Viver - Sedraf, IAPC, MDA. 

• 27/01 a 01/02 – Manhã e Tarde - IFRN Apodi – Formação Montagem e Testagem – Empresas chinesas. 

• 02/02 – Tarde - Visita ao campo de testagem – Comunidade Baixa de Dentro - Ato Político na cidade. 

• 03/02 – Manhã - Apodi – STTR Apodi - Ato com Movimentos Sociais na Agricultura Familiar. 

• 03/02 – Tarde – Mossoró - UERN – Discussão para Instalação do Centro de Inovação e Tecnologia para Mecanização Agrícola.

Apodi (RN), 25 de janeiro de 2023. 

via assessoria


Comentários