Orbia recebe aporte de Yara e dá mais um passo em seu plano de expansão

 

Ivan Moreno, CEO da Orbia - Foto: divulgação

 

  •  A empresa líder em nutrição de plantas passa a ser acionista minoritária do marketplace, com 14% das ações

  • Além do seu portfólio de produtos comercializado por meio da Orbia, a Yara poderá ampliar seu programa de fidelidade recém-lançado na plataforma 

        São Paulo, fevereiro de 2022 – A Orbia, maior marketplace do agronegócio do Brasil, anuncia nova composição acionária, a partir da aprovação do CADE em 15 de fevereiro. O novo aporte financeiro é da Yara, empresa líder em nutrição de plantas, que passa a ser acionista minoritária da empresa, com 14% das ações. A partir da nova estrutura, Bayer e Bravium reduzem sua participação de forma proporcional, passando a deter 68,8% e 17,2% das ações, respectivamente. As três companhias terão participação no conselho de administração da Orbia, que opera de forma independente 


A entrada de Yara em nossa estrutura societária fortalece nossos planos de expansão e de ser o principal parceiro digital do produtor rural. É mais um avanço importante para digitalização do campo, movimento que foi acelerado nos últimos dois anos. E a Orbia tem sido o fio condutor que conecta todos os players do agro em um único ambiente”.


“Temos crescido ano a ano com resultados além do esperado. E, com a chegada de Yara, consolidamos ainda mais o nosso propósito de oferecer soluções completas a toda a jornada de trabalho do produtor rural, desde o plantio até a comercialização de sua produção”.


Ivan Moreno, CEO da Orbia. 

 

          Além de acionista, a Yara entra como parceira em loyalty, isto é, no programa de pontos para fertilizantes no Brasil, gerando pontuação ao cliente que optar por seus produtos. A categoria de fertilizante é bastante relevante na cesta de compra do produtor, portanto a sinergia entre defensivos e sementes, fertilizantes e os demais parceiros, possibilita ao cliente acumular ainda mais pontos, além dispor de mais benefícios, agregando valor ao seu negócio.  

 

A Yara encontrou na Orbia um modelo de negócio inovador e que apresenta forte sinergia com sua estratégia de digitalização anunciada recentemente, pautada pelo foco na experiência do cliente e o objetivo de alcançar 25% do total das vendas de produtos no Brasil via plataformas digitais, como e-commerce e marketplace, até 2025. 


“Estamos dedicados a contribuir para o futuro da produção de alimentos positivo ao clima e neutro em emissões de carbono, e entendemos que além de oferecer as melhores soluções em nutrição, isso também envolve o acesso. Disponibilizar nosso portfólio em múltiplos canais é garantir que ele chegue ao campo da forma mais adequada para cada perfil de cliente. A sustentabilidade e a digitalização caminham juntas, e integrar uma plataforma como a Orbia é com certeza uma oportunidade clara de contribuirmos ainda mais para a transformação do agronegócio e de toda a cadeia de valor do alimento”. 


Cleiton Vargas, vice-presidente de Farming Solutions para Yara Américas. 

 

Cleiton Vargas, vice-presidente de Farming Solutions - Foto: divulgação

       Segundo Luis Offa, diretor de Marketing Latam da divisão agrícola da Bayer e presidente do Conselho de Administração da Orbia, “A plataforma foi criada para ser uma experiência transformadora em toda a jornada do produtor rural dentro do universo digital e, para que isso aconteça, precisamos ampliar parcerias e oferecer um leque de produtos e serviços que torne sua interação agradável e ágil, promovendo a melhor experiência de compra para o agricultor”.   

 

Para Offa, a Yara oferecerá um portfólio de peso, que complementará as soluções que os clientes da plataforma buscam. “Para a Bayer, a Orbia é hoje uma das ferramentas digitais mais importantes. Entendemos que para ser protagonista de uma transformação digital no agronegócio precisamos estar junto com diversos players, é o que chamamos de cocriação para inovação”, acredita o executivo. 

 

“Nossa percepção é que, com a entrada da Yara, a transformação digital da jornada do produtor se consolida cada vez mais na ideia de plataforma one stop shop, fazendo com que o marketplace e o programa de fidelidade de coalizão da Orbia sejam soluções absolutamente fundamentais dentro da estratégia dos produtores rurais”, conclui Ricardo Garcias, co-fundador da Bravium. 

 

A nova composição societária passa a valer com a conclusão do processo no CADE.

  

Sobre a Orbia 

A Orbia é a plataforma de tudo do Agronegócio e vem se consolidando como o principal marketplace agrícola do país, com mais de 240 distribuidores e cobertura nacional em insumos como defensivos, sementes e fertilizantes. Conecta produtores rurais a uma rede e facilita seus processos, pois é a única empresa que oferece, de forma integrada, benefícios por meio de um programa de pontos e uma ferramenta de compra e venda de insumos e commodities agrícolas online. A Orbia possui o maior programa de fidelidade do agronegócio brasileiro, contando com aproximadamente 190 mil usuários cadastrados e parceiros que são líderes em seus segmentos, como Bayer (defensivos agrícolas), Yara (fertilizantes), Boehringer-Ingelheim (saúde animal) e Bunge (originação de grãos). Para mais informações, acesse: www.orbia.ag  

 

Sobre a Yara  

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Para mais informações, acesse: www.yarabrasil.com.br. 

 

Sobre a Bayer  

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para ajudar o desenvolvimento do planeta e das pessoas, apoiando os esforços para enfrentar os grandes desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional no mundo. A Bayer se compromete a impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo a partir de seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo visa a aumentar seu poder de ganho e criar valor por meio da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2020, o Grupo contou com cerca de 100 mil colaboradores e obteve vendas de € 41,4 bilhões. As despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4,9 bilhões. Para mais informações, acesse www.bayer.com.  

 

Sobre a Bravium 

Fundada em 2007 e presente em 8 países da América Latina, a Bravium é uma empresa de tecnologia cuja plataforma integra múltiplas soluções de marketplace, programas de fidelidade, go to market digital e full commerce, permitindo que empresas viabilizem suas estratégias de transformação digital e habilitem novos ecossistemas. Além disso, a Bravium oferece uma série de serviços sob medida complementares à plataforma, visando a integrar os diferentes stakeholders das cadeias de valor e a impulsionar o engajamento de performance. Entre os serviços oferecidos estão: plataformas de marketplace, operações de e-commerce, programas de pontos e cashback, plataformas de incentivo, soluções de go to market digital, de business analytics e de consultoria em marketing e loyalty. Para mais informações, acesse www.bravium.com.br.   


via assessoria


Comentários