Milho desacelera, mas pode reverter estagnação estimulando consumo no mercado interno


      Curitiba, 10 de maio de 2022. O mercado do milho segue sem movimentos expressivos nas principais praças produtoras como, por exemplo, no Rio Grande do Sul, já que a colheita de milho no Estado também avançou pouco e atinge 85% da área semeada, segundo informações de monitoramento de inúmeros analista de mercado. Dessa forma, o milho tem seu quarto dia de queda no mercado futuro da Bolsa de Valores (B3), por baixa demanda. Observando o final da semana passada, o cenário mostra que a demanda de milho para a produção de suínos a serem exportados para a China está muito reduzida. E no mercado interno, com a alta inflação dos preços no Brasil o consumo interno também sofreu retração, avaliam as consultorias de mercado.

“Numa primeira análise o reflexo desse cenário é a redução da produção de carne e que, por consequência, impactaria a demanda de milho, cujos preços estão em queda mesmo depois de duas safras quebradas do produto no Brasil. Mas num cenário de aparente caos, sempre há espaço para oportunidade de se mudar essa realidade. E por quê? Há expectativa real de uma safra cheia para 2022 fazendo os compradores colocarem sua demanda para a Safrinha, aumentando levemente as cotações”, analisa o CEO da Copagri, Enrique Traver. Ele ressalta que ter um olhar focado na construção de oportunidade é sempre a melhor alternativa em momentos de mercados muito oscilantes. “Mesmo a semana iniciando com Chicago fechando o milho em queda de 1,46% no dia, 2,25% na semana, na perspectiva anual é percebido alta de 34,41%’, pondera.

Os analistas olham pro cenário doméstico onde as chuvas no Brasil podem trazer um relativo alívio nas perspectivas de produção. Mas esse volume de produção da 2ª Safra, para eles ainda é um ponto de interrogação. Os dados divulgados pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CNFC), que é uma agência independente do governo dos Estados Unidos, mostraram que os Fundos estavam adicionando posições em milho durante a semana passada. Isso gerou que os novos vendedores a descoberto superaram os novos compradores para um contrato líquido menor de 7.137 contratos em um aumento de 17.577 contratos em aberto.

Os 412.444 contratos nas mãos dos Fundos renderam 353.518 comprados. Traders comerciais de milho liquidaram posições, fechando 18.977 contratos comprados e 17.540 hedges vendidos para um saldo líquido de 713.354 contratos até o final da semana passada. Para o CEO da Copagri, Enrique Traver, tanto produtores como indústria podem impor uma nova perspectiva, focando no consumo do mercado interno e incentivando varejo e atacado a criarem incentivos ao consumidor final a comprar produtos do milho como óleos, farinhas, etc. “Essa postura daria um movimento diferente ao mercado podendo gerar reação nos preços do cereal”, pondera. 

SOBRE A COPAGRI – A COPAGRI, com sede em Curitiba/PR, é uma empresa familiar, 100% brasileira, fundada há 21 anos pelo empresário Enrique Traver. Desde 2011, atua nos mercados de soja e derivados, milho e caroço de algodão. Em 2020, adicionou as operações o processamento de soja, produzindo óleo e farelo, atividade que será o foco da expansão da empresa para os próximos anos. A empresa processa mais de 1.200 toneladas de soja por dia, adquiridas pelas 6 filiais nos estados produtores de PR, SC, MT, GO e SP. Produz cerca de 240 toneladas de óleo e 910 toneladas de farelo de soja ao dia.

 via assessoria

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