Cocamar planeja campanha de fomento à citricultura

Divulgação

Objetivo é ampliar os pomares em três mil hectares nos próximos anos, além de promover a renovação de parte dos já existentes 

     Com a perspectiva de ampliar nos próximos anos em pelo menos três mil hectares os pomares de laranja de seus produtores cooperados, nas regiões noroeste e norte do Paraná, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial articulou um programa de fomento ao plantio em parceria com a fabricante de suco Louis Dreifus Company (LDC) – instalada em Paranavaí (PR) - e o Banco do Brasil. 

Os produtores interessados em ingressar na atividade, renovar seus pomares e aumentar as áreas de plantio, vão contar com prazo de pagamento e taxas de juros oferecidos em condições especiais.

Lançamento - O programa vai ser lançado no dia 4 de outubro durante evento a partir das 13h em Paranavaí, na Associação da LDC, situada na Rodovia BR 376, quilômetro 112, parque industrial do município. 

Consolidada - A coordenadora de culturas perenes da Cocamar, Amanda Caroline Zito, comenta que “a citricultura está consolidada como uma alternativa econômica interessante para propriedades de todos os tamanhos, adaptando-se a regiões de diferentes tipos de solo e sendo especialmente indicada para diversificar as fontes de renda”. 

Declínio - Atualmente são cerca de 4 mil hectares de pomares cultivados em regiões atendidas pela Cocamar, no Paraná. Segundo Amanda, grande parte das áreas apresenta árvores envelhecidas e declínio do potencial produtivo, sendo necessária a substituição das plantas.  

Em paralelo - Durante o evento, em uma programação à parte, pequenos produtores ligados ao setor estarão comercializando produtos como café, sucos, conservas, doces, mel, própolis e outros itens, enquanto a Cocamar fará a divulgação do projeto “Florada Consciente” (de incentivo à apicultura para a polinização dos pomares). 

Palestras - A agenda prevê, ainda, a realização de duas palestras. A primeira com Sarita Junqueira Rodas, dirigente do Grupo Junqueira Rodas, atualmente o maior produtor de laranja do país. Na segunda, a ser promovida em parceria com o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), o pesquisador da Embrapa, Eduardo Augusto Girardi, discorrerá sobre variedades promissoras de porta-enxertos.

via assessoria

Comentários