Tecnologia com liberação inteligente de boro incrementa produtividade de hortifrutis

Divulgação

Desenvolvido pela MaxiSolo, fertilizante mineral conta com fonte de boro, cálcio e enxofre no mesmo grânulo


     Para uma planta crescer forte e saudável é necessário ter uma nutrição adequada, o que vai garantir não apenas bons frutos, mas também uma defesa natural contra doenças. Na lista de nutrientes está o boro, essencial no desenvolvimento das plantas ao longo de todo ciclo, sendo considerado um dos mais importantes micronutrientes para a obtenção de altas produtividades na agricultura.

O problema é que existe uma deficiência desta substância em muitos solos do território brasileiro; é aí que entram os fertilizantes. Para suprir essa demanda, a MaxiSolo – divisão de nutrição vegetal da SulGesso -, criou em seu portfólio o SulfaBor, um fertilizante mineral com formulação de eficiência aumentada por tecnologias inteligentes, com fonte de boro, cálcio e enxofre no mesmo grânulo.

“O grande diferencial da tecnologia é um mecanismo composto por duas dinâmicas de liberação – uma mais rápida e outra gradual -, fornecendo o boro no início, no meio e no fim da cultura, podendo até mesmo deixar um efeito residual para o próximo ciclo”, explica o Diretor Técnico da MaxiSolo, Eduardo Silva e Silva. O especialista em solo completa: “além disso, SulfaBor promove um condicionamento do solo e, consequentemente, a planta exerce um melhor enraizamento permitindo que sua raiz atinja camadas mais profundas no solo”.

Os benefícios dessa nova tecnologia inteligente já foram comprovados no cultivo de hortifruti. Nas lavouras de tomate, em Santa Catarina, por exemplo, os resultados são animadores.

“Utilizamos cerca de 30 gramas por planta e observamos um resultado espetacular: qualidade e padrão do fruto com coloração bonita. Quase toda semana a gente aplicava 6 quilos de ácido bórico, mas nessa lavoura não foi feito, usamos somente o SulfaBor porque a gente queria colocar o produto em teste de fogo, e foi 100% aprovado”, afirma o engenheiro agrônomo da Cooperativa Coopervil, José Ferreira dos Santos.

Para finalizar, o Diretor Técnico da SulGesso ressalta um aspecto da tecnologia desenvolvida pela empresa catarinense, que permite minimizar as dificuldades operacionais. “Conseguimos desenvolver um produto com a mesma concentração de boro por grânulo, possibilitando que a aplicação nas lavouras seja facilitada e mais precisa. É nutrição e condicionamento do solo em um único produto”, destaca Eduardo Silva e Silva.


via assessoria


Comentários