A entidade celebra as três décadas de fundação em um momento de avanço da genética nacional rumo ao mercado mundial
Segunda raça bovina de corte que mais exporta sêmen no Brasil, o Brahman tem uma história singular no país, que será revivida ao longo de 2023 para comemorar os 30 anos de fundação da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB). A entidade foi criada no dia 10 de abril de 1993, sendo decisiva para a importação da raça, ocorrida em 1994.
Uma das ações para celebrar a data é o lançamento do selo comemorativo “Brahman – Excelência em Produção de Carne desde 1993”, desenvolvido pela agência Lake Business Intelligence. Também está sendo lançado, no canal oficial Brahman Brasil, no Youtube, um vídeo promocional do Brahman, enfatizando sua história e sua contribuição para a pecuária de corte do país. “O selo foi desenvolvido para transmitir, ao mesmo tempo, a tradição e a modernidade que a raça traz para a pecuária de corte mundial. Integramos a bandeira do Brasil para reforçar a grande contribuição do agro na produção mundial de alimentos”, explica Miguel Medeiros Neto, diretor de Marketing da Lake Business Intelligence.
De acordo com o presidente da ACBB, Gustavo Rodrigues, durante a maior exposição das raças zebuínas do mundo, a ExpoZebu 2023, a entidade realizará um evento especial para celebrar seus 30 anos. A comemoração está marcada para o dia 4 de maio, na Casa do Brahman, interior do Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. “Será um momento para mostrar aos visitantes de diversos países os avanços do Brahman brasileiro, que é muito procurado pelo mercado internacional. O desempenho da raça em provas zootécnicas tem comprovado com dados oficiais sua alta performance no campo. É uma genética de resultado em vários cruzamentos, contribuindo para a produção de carne de qualidade”, diz Rodrigues. O presidente lembra que estão abertas as inscrições para a 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman BoicomBula.
História da ACBB
Para viabilizar a primeira importação de animais Brahman, tradicionais criadores de zebu fundaram em abril de 1993, na cidade de Londrina/PR, a Associação Brasileira dos Criadores de Brahman, hoje ACBB. O primeiro presidente da entidade foi Manoel Campinha Garcia Cid, conhecido como Neco Garcia, que trabalhou intensamente pela importação.
Neco e sua diretoria alcançaram a vitória no dia 6 de maio de 1994, quando ocorreu o registro de dois exemplares Brahman, dando início à formação do plantel nacional. Coube ao criador Antônio José Prata Carvalho, o Tonico Carvalho, dar novos rumos ao trabalho da entidade para consolidar o Brahman no Brasil. “Como a associação ficou um tempo sem funcionar, tivemos de refazer toda a documentação, o estatuto e a refundamos com o nome de Associação dos Criadores de Brahman do Brasil. A sede passou a ser em Uberaba”, lembra Tonico, que conduziu a entidade de 1997 a 2000.
Nos anos seguintes, a ACBB atuou para multiplicar a genética da
raça e garantir o melhoramento do rebanho nacional. Também foram feitos
investimentos no marketing da raça e em eventos internacionais, criadas
competições para mostrar a eficiência da raça na produção de carne, como o
“Brahman a Campo”, além de provas de desempenho como a Prova de Eficiência e
Performance Brahman BoicomBula. Todas essas ações possibilitaram ao Brasil
passar de importador para exportador da genética Brahman, especialmente para
países como Angola, Argentina, Canadá, Equador, Bolívia, Panamá e Paraguai.
Atualmente, o Brahman é a raça zebuína de maior presença no mercado mundial,
criada em mais de 80 países.
via assessoria
Comentários
Postar um comentário