Com mais de sete mil consultores espalhados pelo Brasil, modelo de negócio da Produce é porta de entrada para quem pretende iniciar no setor
Responsável por um a cada três empregos no Brasil, o agronegócio é um dos principais setores da economia e oferece inúmeras possibilidades. Segundo divulgação recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor agropecuário cresceu 21,60% de janeiro a março deste ano em comparação com o quarto trimestre de 2022, o maior avanço desde 1996, alavancando o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Segundo especialistas, esse salto tem a ver com o ganho de produtividade no campo, resultado de investimentos em tecnologia. O aumento da produção representa mais alimentos, maior renda e geração de empregos e ainda há espaço para novas oportunidades.
Pioneira ao levar para o agronegócio uma forma colaborativa de comercializar sementes, fertilizantes, defensivos e linha pecuária, além de seguro agrícola, a Produce é uma porta de entrada para quem quer iniciar no agro e um atrativo, também, para quem já é do ramo mas busca maiores ganhos e independência financeira.
O modelo de negócio inovador funciona na base do relacionamento, onde os producers (como são chamados os consultores) oferecem o portfólio de mais de 500 produtos para vizinhos e conhecidos, de forma direta, semelhante ao “porta a porta” operado por empresas de cosméticos. As operações são via aplicativo, totalmente digital, da indústria para o produtor rural em apenas um clique. A empresa se encarrega da avaliação de crédito, entrega e cobrança. A estratégia vem trazendo resultados extremamente positivos, em 2022 o crescimento foi de mais de 300%.
Consultor da Produce há pouco mais de um ano em Maripá, a 580 quilômetros de Curitiba, Hansi Kurtz conta que o formato diferenciado de comercialização vem sendo bem recebido pelos produtores rurais. “O agricultor costuma ser desconfiado, mas assim que ele começa a conhecer o nosso trabalho os resultados começam a aparecer. Eu abri bastante vendas e os produtos estão com aceitação muito boa aqui na região, isso quer dizer que estamos fazendo bem-feito”. O ex-caminhoneiro relata que aplica no dia a dia a vivência de 22 anos nas estradas. “Eu conheci gente diferente, com pensamentos diferentes e fiz amizades, agora estou utilizando esses conhecimentos e empreendendo. Ter relacionamentos é o primordial, as pessoas vão te indicando”. Kurtz destaca os treinamentos, palestras e encontros que participa e quer se especializar mais. “Estou trabalhando para nos próximos dois anos me estabilizar na Produce, ela nos proporciona pensar no futuro e ter ganhos muito bons”, projeta o também representante de equipamentos agrícolas.
E foi pelo Oeste do Paraná, região grande produtora de milho onde Kurtz atua, que iniciou, no mês de junho, o Produce em Campo. O diretor executivo e cofundador da empresa, Guilherme Trotta, vai percorrer oito estados nos próximos dois meses, levando o modelo Produce de negócios e ganhos. “Desde que começamos a atuar, em 2019, temos vários exemplos de pessoas que conseguiram se organizar. Agora estamos levando aos quatro cantos do Brasil a oportunidade única, de porta de entrada, para quem quer se juntar ao nosso time de sete mil consultores, independente de idade, profissão ou da região em que reside. A participação das mulheres também é importante e muito bem-vinda”.
A dobradinha trabalho e renda extra foi o chamariz para Lizandra de Castro Soares, que se juntou à equipe de producers no final de 2021. Formada em estética, ela lembra que tinha como objetivo ter renda extra para a realização de alguns sonhos. “Fui adquirindo conhecimento e estou crescendo, empreender é um processo de conversão de uma ideia ou visão em um novo negócio. Hoje oferecemos o que tem de melhor no agro, beneficiando tanto o produtor rural quanto a nós, producers”. Aos 28 anos, a consultora trabalha em parceria com o marido, que hoje atua como líder de equipe no estado de Goiás.
Trotta reitera que a empresa qualifica quem já é do agro e prepara aqueles que vêm de outras áreas, sem gastos. “O consultor também presta assistência ao produtor. Para isso, transmitimos conhecimento técnico, de produto, comercial e financeiro para formar verdadeiros profissionais. Ele passa a ser uma empresa de negócios, sem pagar e nem comprar nada para iniciar as vendas, o que nos interessa são os relacionamentos dele, seus contatos e seu bom atendimento”. Também especialista em marketing, Guilherme Trotta ressalta que muitos negócios realizados no agro são fechados na palavra e pela confiança, o que aumenta a responsabilidade da empresa. “O nosso cliente gosta de comprar de uma pessoa próxima e que ele confia, para decidir os produtos que serão utilizados na propriedade”.
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