O Departamento de Agricultura dos EUA aprovou a venda de frango cultivado em uma decisão histórica. Duas startups receberam as primeiras aprovações na quarta-feira, 21 de junho. Fora dos EUA, apenas Singapura tinha a venda de carne cultivada aprovada para consumo.
A GOOD Meat, uma subsidiária da Eat Just, juntamente com a UPSIDE Foods receberam autorização para comercializar seus produtos. Ambas as empresas já haviam recebido o sinal verde meses antes da FDA - Food and Drug Administration dos EUA, que disse que o frango criado em laboratório de cada empresa é seguro para consumo humano.
O presidente do The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil), Gus Guadagnini comemora a decisão. “É mais uma etapa histórica para o nosso setor. A aprovação do FDA atesta a segurança dos produtos para consumo, que antes eram apenas comercializados em Singapura”.
Um dos projetos existentes no Brasil que pesquisa a carne de frango cultivada está na fase de prototipagem desde 2022 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com subsídios do Programa de Incentivo à Pesquisa do GFI. Depois do protótipo pronto, a Embrapa deve procurar uma empresa para tocar o projeto, o que incluiria a inserção da carne de frango cultivada no mercado. Já existem empresas interessadas.
Comentários
Postar um comentário