Granja de Toledo, no Paraná, inaugura unidade produtora de biogás com a presença do governador Ratinho Jr

Divulgação

Propriedade da Família Angst é a primeira de pequeno porte no Brasil a contar com biometano como energia renovável

      A Granja Angst, uma propriedade de apenas 3 hectares localizada em Toledo, no Oeste do Paraná, inaugura nesta sexta-feira (15) o biodigestor e a unidade produtora de biometano instalados no local. Com isso, a granja poderá ampliar sua capacidade de produção de leite em mais de 350% de leite e de suínos em 411%. Essa é a primeira propriedade de pequeno porte – com uma área equivalente a três campos de futebol – a contar com esse tipo de energia renovável no Brasil.

Autoridades do Governo do Paraná, entre eles o governador Ratinho Junior e o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e da Prefeitura de Toledo, são esperados na Granja Angst para conhecer a iniciativa e inaugurar o biodigestor e a unidade produtora de biometano. A visita faz parte do ato comemorativo dos dois anos do Programa RenovaPR (Programa Paraná Energia Rural Renovável), iniciativa do Governo do Estado que busca estimular a transformação energética do campo.

Orçado em R$ 1,3 milhão, o projeto da Granja Angst foi desenvolvido pela Bley Energias e selecionado entre outros 5,4 mil apresentados ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) para receber financiamento do Banco do Brasil. Entre os escolhidos, foi um dos dois únicos na área de biometano.

O projeto foi enquadrado no RenovaPR (Programa Paraná Energia Rural Renovável), iniciativa do Governo do Estado que busca estimular a transformação energética do campo. Todo o recurso para implantação foi viabilizado pelo Banco do Brasil, financiado em dez anos.

 

 

Comentários