Entre as raças participantes, uma vaca Girolando levou o título máximo de Grande Campeã Suprema
A 1ª Expoleite, feira que reuniu várias raças leiteiras entre os dias 9 e 15 de outubro, em Uberaba/MG, terminou com uma vitória histórica da raça Girolando. O título de Grande Campeã Suprema da Expoleite, disputa final que teve a participação das grandes campeãs de várias raças, foi conquistado pela vaca Dúvida Beemer FIV Genoma. Ela já tinha se sagrado Grande Campeã CCG 1/2. “É uma felicidade fazer a Grande Campeã Suprema desta primeira edição do evento, principalmente porque a disputa contou com animais espetaculares. Essa vitória consagrou o trabalho de toda a nossa equipe”, destaca o expositor José Renato Chiari, da Fazenda São Caetano, em Morrinhos/GO. O jurado Fábio Fogaça foi responsável pela escolha da Vaca Suprema da Expoleite.
Com a participação de cerca de 140 animais, o Girolando ainda teve como Grandes Campeãs das demais composições raciais: a vaca CCG 3/4 Elexia Altahotland, que também conquistou o título de Melhor Vaca Jovem, e a vaca Girolando Impecável Bandares. Ambas são do expositor José Renato Chiari, que ainda conquistou os títulos de Melhor Afixo, Melhor Criador/Expositor CCG 3/4, Melhor Criador/Expositor Girolando, Melhor Criador CCG 1/2, Melhor Criador/Expositor CCG 1/4.
Já no Torneio Leiteiro a Grande Campeã e Campeã Vaca Adulta de Produção de Leite foi Dinamarca FIV Wildman da FJAO, do expositor Agropecuária e Mineração Lagoa Alta Ltda. Ela atingiu produção total de 273,960 kg/leite e média de 91,320 kg/leite. A Campeã Vaca Jovem foi Rajada FIV CAL, do expositor Muller Medeiros. Ela teve produção total de 201,090 kg/leite e média de 67,030 kg/leite.
Na modalidade Composição do Leite, a Grande Campeã e Campeã Vaca Adulta foi Lilás Beemer MJAH, do expositor Muller Medeiros. Ela produziu 162,008 kg/leite e média de 54,03 kg/leite. A Campeã Vaca Jovem foi Rajada FIV CAL com produção total 126,029 kg/leite e média de 42,010 kg/leite.
Parceria Controle Leiteiro
Durante a abertura oficial da Expoleite, no dia 12 de outubro, houve a assinatura do Acordo Nacional do Controle Leiteiro entre a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).
O acordo tem como objetivo viabilizar um quadro unificado de técnicos de campo que auxiliam no controle leiteiro nas fazendas, gerando economia para criadores e fortalecimento do controle leiteiro no país. O documento foi assinado pelo vice-presidente da Girolando, Luiz Fernando Reis, pelo presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, e pelo Superintendente da ABCBRH, Timotheo Silveira.
Comentários
Postar um comentário